A Copa de 1958 foi a sexta copa a ser feita, com seu inicio no dia 08/06/1958 e término no dia 29/06/1958,e sua sede foi na Suécia.Essa copa além de marcar o primeiro titulo para o Brasil também marco o surgimento de um garoto de apenas 17 anos na época, que vem sendo um marco do futebol brasileiro até os tempos de hoje, a mais de 50 anos não só o Brasil como maior parte do mundo, vem tendo Pelé como um ídolo.
Junto com Pelé atuaram jogadores como:
Gilmar- Gol
Djalma Santos- Direita(mas só jogou na final nos outros jogos De Sordi atuava em seu lugar)
Nilton Santos-esquerda
Bellini – defesa ( que eternizou o ato de erguer a taça de Campeã do Mundo)
Orlando – defesa
Zito – meio
Didi – meio
Pelé – atacante
Zagallo – atacante
Vavá – atacante
Garrincha – atacante
Pelé e Garrincha, além de Zito e Vavá, só entraram no terceiro jogo da Copa, contra a União Soviética, vitória por 2 a 0, a pedido dos líderes do time, e não saíram mais. Nas quartas-de-final, o gol muito esperado veio do jovem Pelé, contra País de Gales, deu a vitória à Seleção Brasileira por 1 a 0. Na final, contra os donos da casa, vitória incontestável por 5 a 2, com dois do Rei, dois de Vavá e um de Zagallo.
Ou seja, a taça de 1958 veio para o Brasil (já que ele foi campeão).O vice- Campeão foi para os donos da casa a Suécia e, a França ficou com a 3ª colocação.
Artilheiros: O artilheiro da Copa veio da França e fez 13 gols, foi Just Fontaire. Pelé (Brasil) e Helmut Rahn (Alemanha) vieram atrás com 6 gols cada um. Vavá (Brasil ) e Peter McParland (Irlanda do Norte ) fizeram 5 gols cada um.
Paises Participantes:Alemanha Ocidental, Argentina, Austrália, Brasil, Escócia, França, Hungria, Inglaterra, Irlanda do Norte, Iugoslávia, México, País de Gales, Paraguai, Suécia, Checoslováquia e União Soviética
Partida final: Suécia 2 x 5 Brasil
Postado Por Raquel...
Nenhum comentário:
Postar um comentário